imobiliária palhoça

Como consultar a idoneidade de uma imobiliaria

Comprar um imóvel envolve muito dinheiro. O investimento é muito alto, por isso tudo deve ser feito da forma mais tranquila e justa possível.

Infelizmente existem muitas pessoas que agem deslealmente, com o objetivo de “se dar bem” às custas de pessoas inocentes.

Até mesmo no mercado imobiliário é necessário saber como consultar a idoneidade de uma imobiliaria para evitar desconforto e golpes.

Confira algumas ficas para escolher saber se uma imobiliaria é de confiança ou não.

Boa leitura!

 

Como consultar a idoneidade de uma imobiliaria: 1. Busque por referências

É muito mais seguro você fechar um negócio com uma imobiliaria indicada por um conhecido próximo e de confiança.

Converse com parentes, amigos, colegas de trabalho, pessoas que mudaram recentemente e pergunte qual imobiliaria contrataram e até mesmo qual foi seu corretor.

Essas informações são valiosas. Até mesmo para descobrir quais imobiliarias você deve passar longe para evitar problemas.

 

Como consultar a idoneidade de uma imobiliaria: 2. Pesquise a imobiliaria na internet

A internet é uma ótima ferramenta para fazer uma breve investigação de um estabelecimento. Você ficaria surpreso da quantidade de informações que encontraria depois de “dar um google”.

Você consegue fazer um levantamento da reputação da imobiliaria e até mesmo do próprio corretor.

Além disso, vasculhe sites de reclamações como Reclame aqui para saber se imobiliaria tem problemas graves com clientes e até mesmo como elas interagem com as reclamações.

 

Como consultar a idoneidade de uma imobiliaria: 3. Consulte o registro do corretor

Para atuar como corretor de imóveis, o profissional precisa de uma capacitação. Ou seja, todo profissional é obrigado a realizar um curso para retirar a carteirinha do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do seu estado.

O CRECI é o órgão responsável por validar o registro do profissional. Digamos eu o CRECI é para os corretores o que a OAB é para os advogados.

Consulte no CRECI da sua região o registro do seu corretor e até mesmo o registro dos responsáveis pela imobiliaria. E não tenha medo de se posicionar caso encontre alguma informação que não confere.

Aproveite para entender como encontrar o melhor Corretor de Imoveis.

 

Como consultar a idoneidade de uma imobiliaria: 4. Desconfie de comissões baixas

O barato pode sair muito caro.

Imobiliarias e corretores que dizem abrir mão de boa parte da sua comissão pode estar te enganando.

Corretores são profissionais que recebem por comissão e não possuem um salário fixo.

Quando mais eles vendem mais eles ganham. Se eles não venderem nenhum imóvel, ficarão sem receber no mês.

Por isso é muito importante que você tenha essa informação sempre que ouvir isso. E tenha cuidado com possíveis golpes. Aprenda mais sobre como vender um imovel.

 

Como consultar a idoneidade de uma imobiliaria: 5. Visite a imobiliaria

A nossa quinta e última dica é: conheça a imobiliaria!

Hoje, com todo o avanço e facilidade de criação de sites, portais e lojas virtuais, é muito simples criar um site de uma imobiliaria, cadastrar imóveis (muitas vezes fictícios) e vender casas e apartamentos para inexperientes.

Não é indicado praticar esse tipo de ação, mas, visitar a imobiliaria, conhecer o espaço, seus corretores e até mesmo donos, se possível, é o melhor a se fazer. E se você tem dúvidas de quanto vale meu imovel, ela ajudará entender. 

 

Saber como consultar a idoneidade de uma imobiliaria é o que vai te ajudar a evitar problemas. Você deseja comprar um imóvel? Aproveite para consultar os nossos eXPerts em imóveis.