imobiliária palhoça

Como vender um Imovel?

Existem muitos imoveis à venda no mercado, um exemplo deles é o Condominio Reserva da Pedra. Por isso saber como vender um imovel transforma-se em uma tarefa trabalhosa e, em muitos casos, pode demorar muito tempo.

Tomar a decisão de vender um imovel é algo comum, porém, quando não se tem experiência, paciência em vender um imovel, também se torna comum os proprietários cometerem erros.

Mas, com um pouco de conhecimento e com as dicas certas, você, um proprietário de imovel inexperiente em vendas de imoveis, pode evitar cair em armadilhas e perder dinheiro durante o processo.

Continue a leitura para aprender como vender um imovel e conseguir o melhor preço possível, em um bom prazo de tempo e sem ficar estressado.

 

Como vender um imovel?

Confira como vender um imovel de um jeito rápido e evite golpes, com essas dicas que já vendemos dezenas de imoveis na Cidade Pedra Branca, o melhor bairro para morar e investir, busque a imobiliaria pedra branca especializada em imoveis de alto padrão.

 

1. Tenha toda a documentação em dia

A documentação é muito importante na hora de você vender seu imovel, uma vez que o comprador vai precisar dela para finalizar a compra.

Ter a documentação completa antes de colocar o imovel a venda vai te ajudar a evitar contratempos na hora de fazer a transferência, levando a possibilidade do negócio ser cancelado. Aprenda quanto custa para passar um imovel para meu nome.

Por isso a nossa primeira dica é: você quer vender o imovel rapidamente? Então resolva toda a documentação antes de dar sequência ao processo. Durante o levantamento da documentação você vai descobrir se existem pendências que precisam ser pagas ou regularizadas.

 

2. Escolha uma imobiliária de confiança

As imobiliárias possuem experiência como:

  • compra e venda
  • levantamento de valores
  • mercado
  • persuasão

Encontre uma imobiliária que ofereça um excelente atendimento e consiga fechar o negócio mais rápido possível, entenda como consultar a idoneidade de uma imobiliaria. A venda de um imovel é um assunto sério que exige um profissional a altura, e por isso, mesmo que você tenha um parente, amigo ou conhecido que trabalhe com a venda de imoveis, contrate o melhor profissional.

 

Posso vender meu imovel sozinho?

Pode. Mas nem sempre isso dá certo. O corretor e a imobiliária vão te dar todo o suporte durante todo o processo de venda do imovel e te ajudar a evitar golpes ou problemas que podem surgir inesperadamente.

Você vai economizar ao tentar vender o imovel sozinho? Sim.

Mas ao escolher essa alternativa você não garante que:

  • A venda sairá por um preço justo
  • O imovel será vendido rapidamente
  • Você terá total disponibilidade para mostrar o imovel para possíveis compradores
  • Você terá o mesmo poder de persuasão que o profissional da área tem

Aprenda como encontrar o melhor Corretor de Imoveis.

 

3. Defina o preço do imovel

Seu imovel será avaliado por um corretor ou profissional da área e um valor definido.

É muito difícil quando você coloca um imovel de família à venda. São anos de lembranças e memórias acumuladas.

O imovel será avaliado segundo uma tabela do mercado e outros fatores, isso significa que o valor pode ser inferior ao que você acredita que vale. Mas com o valor definido, é possível trabalhar o valor.

 

4. Faça uma inspeção em seu imovel antes de colocá-lo a venda

Outra grande dica de como vender um imovel é fazer uma inspeção antes de colocar o imovel à venda. A inspeção pré-venda pode custar algum valor ou ser um mimo oferecido pela sua imobiliária, mas saiba que o dinheiro será muito bem gasto.

Quando você opta por uma inspeção do imovel, o profissional vai analisar:

  • Sistemas elétricos, hidráulicos, de aquecimento (caso tenha)
  • Janelas, tetos, paredes, portas e pisos
  • Sótão (caso tenha), isolamento e telhado
  • Fundação, elementos estruturais e muito mais

O profissional vai analisar as condições da propriedade e identificar problemas estruturais e até mesmo aqueles problemas que podem afetar a saúde. No relatório final da inspeção é possível ter uma ideia da real situação do imovel, o que que pode influenciar no valor final do imovel e evitar brigas futuras com o comprador.

 

5. Prepare seu imovel para os compradores em potencial

Essa é uma etapa que poucas pessoas levam em consideração. Muitos imoveis a vendas estão vazios, enquanto outros ainda estão mobiliados. Saiba que os dois tipos devem ser preparados para receber possíveis compradores,

Prepare seu imovel das seguintes formas:

Faça uma limpeza profunda

Isso pode soar surreal, mas muitas pessoas não fazem uma limpeza antes de apresentar o imovel para possíveis compradores, tanto o imovel mobiliado quanto o vazio.

Passe uma camada de tinta nas paredes

Isso leva tempo? Sim, porém, é uma solução barata de deixar o imovel com um aspecto mais novo.

Troque os itens quebrados

Vidro da janela, pia, azulejos, tomadas, ou seja, tudo. Mesmo que o imovel será vendido, essas pequenas ações são observadas pelos possíveis compradores.

Arrume as áreas externas

Corte a grama, recolha o lixo, tire as folhas que caíram.

Quanto mais organizado for seu imovel, mais aspectos positivos virão à tona durante as visitas e maiores as chances do imovel ser vendido mais rápido. Vale lembrar que enquanto você organiza seu imovel para receber visitas, seja ele mobiliado ou vazio, menos é sempre mais. Não precisa exagerar.

 

6. Tire boas fotos do imovel e faça uma descrição completa sobre o espaço e a região

Não tenha medo de investir em um fotógrafo profissional para tirar boas fotografias da sua propriedade. É muito comum os próprios corretores e até mesmo os donos tirarem as fotos, mas saiba que boas fotografias podem agilizar a venda do imovel.

As primeiras impressões podem fazer a diferença na hora dos possíveis proprietários fecharem o negócio, por isso, para alcançar bons resultados você vai precisar de uma boa iluminação, lentes de grande angular e uma boa câmera. Tudo isso você vai encontrar com um bom fotógrafo.

 

Quanto tempo leva para vender um imovel?

Não é possível definir um tempo certo que levará para o seu imovel ser vendido. Tudo vai depender do seu imovel, as tendências imobiliárias e a região em que ele está.

Quer saber o que de fato vai afetar a venda do seu imovel?

O mercado imobiliário

Ter um imovel em uma região “quente” e se o mercado imobiliário estiver movimentado, as chances de vender seu imovel são maiores.

A localização do imovel

Qual bairro está o imovel? Tem boas escolas próximas? Como funciona o comércio? Tudo isso é levado em consideração.

O preço do imovel

Grandes imoveis caros podem levar mais tempo para vender porque o grupo de compradores é menor.

A burocracia

Compras de imoveis envolve, em muitos casos, financiamentos e toda aquela burocracia que pode influenciar possíveis compradores de finalizar a aquisição do imovel. Por isso antes de vender o seu imovel, reúna todos os documentos e pague todos os valores pendentes, caso tenha.

 

Quanto custa para vender um imovel?

Para conseguir vender bem o seu imovel, vai acabar tendo gastos. Tudo vai depender do investimento em reparos para que a casa fique pronta para encantar os visitantes.

Estes são alguns custos que você pode se deparar:

Comissão imobiliária

A imobiliária pode cobrar entre 6 a 8%, mas a pode chegar a 10% dependendo do imovel, do valor final do imovel para vender o imovel e dar todo o suporte ao cliente, entenda mais quanto a imobiliária cobra para vender um imóvel.

Reparos no imovel

Consertar os pequenos problemas que desvalorizam o imovel vai gerar custos. Muitos compradores exigem que esses reparos sejam feitos antes da compra ser finalizada.  

Taxas burocráticas

Como parte da negociação, o comprador pode solicitar que você cubra parte dos cursos de fechamento ou outras taxas.

Curtiu o conteúdo de como vender um imovel? Esperamos que você consiga vender o quanto antes o seu imovel e por um bom preço.

E para finalizar, queremos que você não esqueça de alguns pontos como:

  • Controlar suas emoções e se concentrar na venda do seu imovel
  • Contratar uma imobiliária confiável para te ajudar na venda do imovel
  • Preparar o imovel para a venda, não tenha medo de investir em recursos visuais e divulgue todos os problemas que a propriedade pode ter

Agora que você aprendeu como vender um imovel, entenda como transferir um imovel para outra pessoa.

Você quer contratar uma equipe eXPeriênte e que entende do mercado imobiliário na região da Cidade Pedra Branca ou especificamente no Passeio Pedra Branca? Procure uma imobiliária em palhoça.