imobiliária palhoça

O que e matricula do imovel?

Você também tem dúvidas sobre o que é matricula do imovel? A matrícula do imóvel (CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR) é um elemento importante na compra e venda de um imóvel, sem ele o processo será mais lento e gerará pequenas dores de cabeça que podem ser completamente evitadas.

Você quer saber o que é a matrícula do imóvel e por que ela é tão importante?

Então continue a leitura para tirar as suas dúvidas.

O que é matricula do imovel?

A matrícula do imóvel é um documento emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis da cidade em que o imóvel está localizado.

Além de matrícula do imóvel, o documento também é chamado de Certidão de de inteiro teor do Imóvel e Matrícula de Imóvel Atualizada.

Nesse documento você vai encontrar um histórico completo sobre a situação da propriedade, com todas as informações que existem sobre ele até o momento, ou que já foram registradas pelo proprietário.

Algumas informações presentes no documento são:

  • localização do imóvel;
  • dimensões e modificações já feitas no imóvel;
  • hipotecas;
  • alienações fiduciárias;
  • qualificação dos proprietários.

Entendeu o que é matricula do imovel? Se precisar de ajuda busque uma imobiliária em palhoça profissional para te explicar melhor.

Para que a matrícula do imóvel serve?

A função desse documento é justamente comprovar a situação legal de um imóvel.

É muito fácil você maquiar um imóvel na hora de vender e infelizmente muitos compradores inexperientes caem em armadilhas sem volta. O resultado? O dinheiro conquistado com tanto trabalho para realizar um será perdido e, no final, o sonho se mostrará um verdadeiro pesadelo.

Você vai comprar um imóvel? Não esqueça de pedir a matrícula do imóvel, pois, além de apresentar todas as informações do imóvel, vai te mostrar quem é o seu real proprietário.

Outro detalhe importante é que sem a matrícula do imóvel, você não consegue um financiamento em bancos e financeiras, já que o documento mostra se o imóvel cumpre todos os requisitos para isso.

Se você está buscando uma casa a venda na pedra branca essas informações são bem importantes para você.

Quando a matrícula do imóvel deve ser aberta?

Existem apenas cinco momentos em que a matrícula de um imóvel deve ser solicitada no cartório:

  • primeiro registro do imóvel;
  • fusão do imóvel;
  • averbação do imóvel;
  • requerimento do proprietário;
  • loteamento, para cada lote individual.

Lembre-se que para o processo de venda de uma propriedade ser finalizado, você precisa fazer a averbação da aquisição de matrícula. Isso só pode ser feito pelo real proprietário do imóvel. 

Quando as informações da matrícula do imóvel não batem com a atual situação do imóvel, os bancos e financeiras vão recusar o financiamento do imóvel. 

É possível comprar um imóvel sem a matrícula?

A matrícula, como já abordamos acima, comprova que o imóvel pertence ao seu proprietário. Caso não exista um registro dessa informação, isso significa que o comprador comprou um imóvel, mas não é o seu real dono.

Somente a compra de um imóvel não significa que, judicialmente, o contrato é válido.

Uma negociação sem a matrícula do imóvel é conhecida popularmente como “contrato de gaveta”. Caso alguém faça o registro do imóvel vendido antes que você, é praticamente impossível comprovar que você adquiriu antes o imóvel.

Por isso, não faça nenhuma compra de imóvel sem a matrícula que está no Cartório de Registro de Imóveis, mesmo que a compra seja feita à vista. Você pode perder o dinheiro e o imóvel no final. Aprenda ainda como comprar um imovel.

 

Conseguiu entender o que é matricula do imovel e o porquê de a matrícula do imóvel ser tão importante? Caso você tenha dúvidas de como o documento funciona, converse com o seu corretor de confiança ou entre em contato com o pessoal do Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade. 

Não entre em nenhum negócio duvidoso. A experiência de compra do seu sonhado imóvel deve ser incrível e tranquila, por isso sempre procure por ajuda profissional.