imobiliária palhoça

Quer morar nas Cidades Inteligentes?

Não há mais barreiras para a revolução tecnológica e uma das provas disso é a expansão do conceito das cidades inteligentes.

Desenvolvida na década de 90, essa ideia se torna mais concreta a cada dia, sobretudo devido às inovações tecnológicas, que estão proporcionando ainda mais o equilíbrio entre qualidade de vida, crescimento econômico e sustentabilidade.

Saiba mais sobre as smart cities — principais características, vantagens e exemplos — e, ao final, reflita se você quer morar em uma!

Boa leitura.

O que são cidades inteligentes?

Cidades inteligentes são aquelas que conseguem alinhar o desenvolvimento urbano com a tecnologia e o crescimento socioeconômico da comunidade.

Ou seja, são metrópoles que investem em tecnologias que agregam valor à vida dos seus habitantes — sem prejudicar a sustentabilidade, saúde e demais fatores importantes para a continuidade da vida humana.

Por mais que seja um conceito subjetivo, dado que existem diversos critérios de classificação, o equilíbrio entre trabalho, lazer e meio ambiente é o principal indicador de que determinada cidade é inteligente.

Principais características de uma cidade inteligente

Para te ajudar a entender o que se entende por cidade inteligente, trouxemos abaixo as principais características de uma smart city.

Investimento em capital humano

Educação é a base do crescimento humano. 

Afinal, com uma formação educacional sólida, é mais fácil desenvolver habilidades, conquistar bons empregos e movimentar a cadeia social.

Por esse motivo, o acesso e nível de educação de uma população influencia bastante na hora de definir se uma cidade é ou não inteligente.

Além do investimento educacional, também é fundamental investir e facilitar o acesso à cultura — importante fonte de conhecimento para a população.

Então, é comum encontrar em cidades inteligentes:

  • Museus;
  • Galerias de artes;
  • Opções de lazer para todas as idades.

E claro: todos oferecidos de forma gratuita ou com preço acessível a maior parte da população.

Desenvolvimento econômico

O PIB corresponde à soma dos bens e serviços produzidos durante um determinado período. Esse cálculo pode ser realizado por países, estados ou até mesmo cidades.

Quanto mais uma cidade investe na economia — seja na indústria ou pequenos comerciantes — maior será essa soma e mais próxima ela estará de ser considerada inteligente.

Afinal, desenvolvimento econômico crescente também é uma das principais características das smart cities, dado que a riqueza da metrópole influência na qualidade de vida dos moradores.

Contudo, é importante destacar que não adianta investir em indústrias, comércios e inovações, deixando de lado a segurança, saúde e meio ambiente!

Lembre-se que o equilíbrio entre esses fatores é a chave para a inteligência de uma cidade.

Práticas sustentáveis

Grande parte dos impactos ambientais vividos atualmente são consequências do passado.

De modo a quebrar esse círculo vicioso — e garantir uma qualidade de vida para os futuros habitantes — o crescimento sustentável também é característica fundamental das cidades inteligentes.

Assim, as smart cities são aquelas que investem em indústrias e mobilidade urbana, ao mesmo tempo em que controlam os índices de poluição.

Exemplos de cidades inteligentes

Conheça abaixo 3 exemplos de smart cities ao redor do mundo, quais características consagraram essas cidades como inteligentes e suas colocações 

Londres

A capital do Reino Unido conquistou a primeira posição nas dimensões Capital Humano e Projeção Internacional do ranking IESE Cities in Motion Index 2020 e o primeiro lugar no ranking geral.

Ou seja, Londres é considerada a cidade mais inteligente do mundo!

Não é por menos, afinal, a grande metrópole britânica investe em educação e acesso à cultura, oferecendo inúmeras opções de teatros, museus, galerias, escolas e universidades aos seus moradores.

Além disso, Londres está sempre promovendo campanhas internacionais para atrair turistas, investidores e novos talentos, melhorando a reputação da cidade diante do mundo.

Nova York

Concorrente acirrada da capital britânica, Nova York ocupa o segundo lugar do ranking geral das cidades inteligentes.

Contudo, a “Big Apple” conquistou a primeira colocação em três dimensões da pesquisa: Economia, Planejamento Urbano e Mobilidade e Transporte.

Em relação à primeira dimensão, as características mais consideradas são: poder de compra dos moradores, faixas salariais, tempo e facilidade para iniciar um negócio.

Na mobilidade urbana, Nova York se destaca por oferecer aos seus habitantes meios de transporte que afetam direta e indiretamente a qualidade de vida deles.

Ademais, o planejamento urbano considera dados como acesso a saneamento básico e quantidade de edifícios construídos, ao determinar a colocação de cada cidade.

Pedra Branca

Localizada em Santa Catarina, cidade pedra branca é uma das cidades inteligentes no Brasil.

Afinal, o município oferece aos seus moradores várias oportunidades de crescimento pessoal em todas as fases de sua vida — do maternal à pós-graduação.

Sem falar que em Pedra Branca cidade inteligente os empreendedores contam com apoio público para iniciar novos negócios, ajudando a movimentar ainda mais a economia da região.

Ademais, a cidade oferece opções sustentáveis de mobilidade urbana e está sempre estimulando (e assegurando) o transporte a pé.

Inclusive, Pedra Branca foi considerada uma das cidades mais verdes do mundo, ao conquistar um índice de 14% de uso de energia renovável. Que tal buscar por uma imobiliaria pedra branca.

Outros exemplos de cidades inteligentes no Brasil são:

  • Curitiba;
  • Campinas;
  • São Paulo.

Que tal você encontrar uma casa a venda pedra branca?

Como é viver em uma cidade inteligente?

Morar em uma cidade inteligente significa aproveitar esses benefícios:

  • Iluminação pública eficiente, integrada e inteligente;
  • Transporte público moderno, rápido e sustentável;
  • Uso eficiente dos recursos naturais, diminuindo os desperdícios;
  • Meios de comunicação mais eficientes e velozes;
  • Serviços de emergência com atendimentos mais rápidos;
  • Maior uso de tecnologias e menos uso de papéis;
  • Mais facilidade e incentivos em iniciar seu próprio negócio;
  • Acesso à rede wi-fi pública.

Sem falar na maior qualidade de vida, otimizada por todos esses benefícios! Que tal você encontrar um apartamento pedra branca a venda?

Quanto custa uma cidade inteligente?

Transformar uma cidade em inteligente requer investimentos nos setores menos desenvolvidos do local — valores que variam devido a uma série de fatores.

Contudo, é possível ter ideia de quanto custa construir uma cidade inteligente do zero.

Para isso, devemos conhecer a Planet Smart City, uma empresa voltada para construção de cidades inteligentes no Brasil, que está investindo R$ 218 milhões na criação de mais um projeto.

Com iluminação pública inteligente, hortas urbanas, bicicletas compartilhadas, controle da qualidade do ar, cinema gratuito e muito mais, o local é uma maneira de vivenciar essa revolução dos centros urbanos e aproveitar as vantagens apresentadas acima!

Outra maneira mais rápida de descobrir na prática como é morar em uma cidade inteligente é escolher um dos melhores empreendimentos de Pedra Branca!

Assim, você poderá aproveitar todos os benefícios citados nesse conteúdo, somados à experiência de residir em um imóvel completo e de alto padrão. Aprenda ainda quanto custa para passar um imovel para meu nome.

Conheça as unidades disponíveis para você e sua família em uma imobiliária palhoça!

Gostou desse conteúdo? Veja também: