imobiliária palhoça

5 dicas incriveis de como avaliar um imovel

Comprar um imovel é um sonho se tornando realidade, por isso é uma tarefa que deve ser feita com paciência e todo cuidado possível.

Existem muitos imoveis que esteticamente são maravilhosos, estão localizados em boas regiões, com comércio próximo e transporte público. Porém, quando você não sabe como avaliar um imovel, pode estar entrando em uma furada.

Cada imovel deve ser avaliado em todos os aspectos antes que você finalmente feche negócio e possa viver tranquilamente com a sua família, pois sabe que fechou um bom negócio.

Estamos aqui para te ajudar a passar por esse processo da forma mais tranquila possível, por isso reunimos algumas dicas de como avaliar um imovel do jeito certo.

Ficou curioso? Então continue a leitura!

 

Por que é importante saber como avaliar um imovel?

É importante ressaltar que avaliar um imovel é diferente de uma vistoria de imovel.

A vistoria de imoveis consiste na avaliação do imovel, com o propósito de identificar todo e qualquer problema que a infraestrutura pudesse apresentar. Esse procedimento é feito no recebimento e devolução das chaves, geralmente quando o imovel é posto em locação.

Enquanto a avaliação de um imovel consiste na análise da propriedade, dessa forma todas é possível levantar todas as características que podem afetar diretamente a negociação do bem e evitar surpresas indesejáveis no futuro.

O valor da avaliação do imovel é estipulado pela tabela do Conselho Regional de Corretores. Você pode encontrar variações do valor de um estado para o outro, mas tradicionalmente o valor cobrado gira em torno de 1% do valor da propriedade.

Se você está por exemplo na região da grande Florianópolis, encontre uma imobiliária palhoça para te ajudar na melhor avaliação.

 

5 Dicas para saber como avaliar um imovel

Dicas para saber como avaliar um imovel

Agora que você sabe o quanto é importante avaliar um imovel, você pode contratar um profissional para fazer a avaliação, porém, saber como avaliar um imovel é importante para que você consiga acompanhar o processo.

Confira algumas dicas de como avaliar um imovel que você precisa saber:

 

1. Estude a localização do seu imovel

A localização do imovel é a primeira informação que precisa ser levantada em uma avaliação de imovel.

“Existem localizações dentro de um mesmo bairro que os valores de um imovel são diferentes um do outro. O motivo é se a região é mais tranquila, distante de grandes movimentos, próximo de comércios. É importante avaliar a localização por causa desses motivos”, afirma o CEO e corretor da imobiliaria pedra branca Thobias Bobadilla.

Como aponta o profissional, um mesmo bairro pode oferecer regiões com características diferentes e isso acaba influenciando o valor final de um imovel, uma vez que oferece benefícios para os moradores como um bom comércio próximo a residência, o fácil acesso ao transporte público, padarias, escolas, farmácias, hospitais e muito mais.

Ainda de acordo com o corretor de imoveis, “quanto mais próximo do comércio, mais valioso é o imovel. Quanto mais próximo de uma área industrial, com barulho e outras situações que atrapalham a vida dos moradores, menos valorizado é”.

É o caso de uma casa a venda na pedra branca, quanto mais próxima ao passeio pedra branca mais valorizada é. Quem não se lembra do recorde de vendas do reserva da pedra, em poucas horas acabaram-se as oportunidades nesse condominio.

 

2. Estude o mercado e confira imoveis similares

O mercado imobiliário sempre apresenta seus altos e baixos.

Você pode encontrar um imovel excelente, mas com um valor baixo. Um tempo depois, o mesmo imovel pode apresentar um valor muito maior. Isso acontece por causa da variação do mercado.

Se o mercado imobiliário estiver baixo, os valores dos imoveis vão seguir a mesma tendência. Com um mercado imobiliário aquecido e em alta, os valores dos imoveis podem aumentar consideravelmente.

Antes de comprar um imovel, estude o mercado, outros imoveis e trabalhe com essas informações. É possível reduzir o valor do imovel, por exemplo, pois ele está há muito tempo à venda, sem possíveis compradores por causa do mercado que está em baixa.

Sempre recomendamos encontrar uma imobiliária de confiança, aprenda como consultar a idoneidade de uma imobiliaria

 

3. Leve em consideração a características do imovel

Tempo de construção

Ao avaliar o tempo de construção de um imovel, é preciso levar em consideração algumas informações.

Segundo o corretor de imoveis Thobias Bobadilla, “além da questão de depreciação, as construções mais antigas usavam materiais e métodos diferentes do que são usados hoje em dia, isso afeta as vezes na qualidade da estrutura e também acabamento. Outro detalhe é que antigamente as casas eram construídas direto no chão, com contato direto no solo isso pode incidir em umidade nos imoveis. Hoje, grande parte das casas, por exemplo são é feitas com uma laje suspensa, o que evita o contato direto com o solo”.

Quando a discussão é tempo, definir a qualidade do imovel a partir do seu ano de construção pode ser algo relativo, para o corretor “existem imoveis de 20, 30 anos que são mais bem conservados devido a reformas e bem feitorias, do que imoveis com 10 anos”. E ele ainda complementa que “o tipo de construção moderna influencia na avaliação de imoveis, uma vez que  as casas mais antigas tem uma arquitetura que não agradam tanto, ainda tinham muitas repartições e hoje, além da evolução dos projetos arquitetônicos, o conceito aberto é o que a maioria busca”.

 

Orientação solar

Acredite, a orientação solar em um imovel faz toda a diferença na avaliação do imovel.

Um imovel recebe luz natural boa parte do seu dia? Isso significa economia de energia, um imovel mais aquecido e a eliminação dos indesejáveis ácaro e mofo.

É importante ressaltar que um imovel que recebe luz solar o dia inteiro vale muito mais que um imovel que recebe luz apenas pela manhã ou que não recebe luz natural durante o inverno.

Isso é diferente, é claro, quando o imovel está em uma cidade muito quente. O imovel que ganha mais destaque é aquele que não recebe tanta luz solar, o que o deixa muito mais fresco para os moradores.

 

Garagem e varanda

A garagem e a varanda são outros itens que devem entrar em sua lista de como avaliar um imovel.

Sobre a garagem, quanto maior melhor. As famílias hoje em dia possuem mais de um automóvel, por isso precisam de bastante espaço para acomodá-los.

As varandas são um luxo que muitos gostariam de ter em casa, já que é um espaço que pode ser usado para reunir a família e ainda dá um charme todo especial ao imovel.

Confira mais algumas dicas sobre o que impede a venda de um imovel.

 

4. Confira o acabamento do imovel

Antes de colocarem seu imovel à venda, muitos proprietários “fazem uma geral” no espaço. Sabe aquela lista de ajustes que você sempre promete que vai fazer, mas ela só aumenta com o tempo e você nunca encontra o tempo apropriado para colocar a mão na massa?

Paredes descascadas, tomadas queimadas, lâmpadas que precisam ser trocadas, chuveiros que precisam ser arrumados e a lista continua.

Esses detalhes são avaliados e contam muito na hora de definição do valor do imovel.

 

5. Não esqueça de levar em consideração o condomínio

Caso o imovel tenha um condomínio, ele também é avaliado, já que a sua infraestrutura pode aumentar o valor do imovel.

Segundo o corretor de imoveis, “o imovel se torna mais valioso quando está em um condomínio com a infraestrutura completa”.

Gostou do nosso conteúdo sobre como avaliar um imovel? Caso você tenha alguma dúvida pode mandar uma mensagem para os nossos eXPerts. Além de te ajudar na avaliação, vamos tirar todas as suas dúvidas.