Blog XP

Como comprar um imovel

Saber como comprar um imovel é algo seríssimo já que envolve muito dinheiro, muitas burocracias e é o lugar onde você, sua família e amigos vão registrar momentos inesquecíveis por muitos anos.

Depois de levar tudo o que acabamos de citar em consideração, criamos este conteúdo que vai te apresentar como comprar um imovel de forma segura e certa.

Muitos compradores inexperientes se envolvem em situações que poderiam ser facilmente evitadas se tivessem uma orientação adequada.

Pense em nossa equipe da XP Imobiliária em palhoça como um amigo próximo, tudo o que desejamos é que você seja feliz e realizado em suas escolhas.

Vamos lá? Mas antes veja algumas dicas de como vender um imovel.

 

Como comprar um imovel e sair do aluguel

Esse é o sonho de muitos brasileiros. Trabalhar muito e guardar dinheiro para comprar imovel dos sonhos para a sua família se reunir e aproveitar um bom churrasco, um dia quente na piscina e descansar durante uma sessão de cinema com os amigos mais próximos.

Todos os compradores iniciantes que decidiram começar essa grande jornada se deparam com algumas dúvidas relacionadas a qual a melhor maneira de comprar seu primeiro imovel como: apartamento ou casa? Pagar à vista, financiar ou fazer um consórcio? Comprar um terreno e construir ou comprar um imovel pronto?

Antes de pensar em comprar imovel, primeiro é necessário definir o que você e sua família precisam. A e você pode querer saber ainda quanto a imobiliária cobra para vender um imóvel.

Uma pessoa solteira tem uma necessidade diferente de uma família com crianças pequenas. Que por sua vez é diferente de uma família com adolescentes ou uma família de idosos.

Para concluir essa primeira etapa coloque em um papel tudo aquilo que você e sua família precisam como:

  • todos os elementos que vocês buscam em um imovel (espaço, jardim, piscina)
  • calcule quanto todos os itens acima vão custar mensalmente em seu orçamento
  • a região que você quer morar
  • o tipo de imovel que procura
  • quantos quartos e banheiros precisam e assim por diante

Seguir essa estratégia vai te ajudar a ter uma visão completa daquilo que vocês procuram e vai ajudar o seu corretor a encontrar o imovel perfeito.

Depois que esses itens forem avaliados, a segunda fase é onde você vai definir o orçamento de compra e a forma com que o pagamento será efetuado.

A terceira fase é o momento em que vocês visitam os imóveis e a última fase, e talvez a mais emocionante, é aquela em que o negócio é finalmente fechado.

Todas as etapas podem ser concluídas rapidamente, mas existem casos em que essas etapas podem demorar, especialmente quando você procura por um imovel muito específico.

Está gostando das dicas de como comprar um imovel e sair do aluguel? E que tal mais dicas para entender qual a forma mais barata de comprar um imovel?

A seguir vamos te explicar alguns itens que devem ser levados em consideração enquanto escolhe um imovel. Continue com a gente!

 

Como escolher um imovel: o que levar em consideração?

Agora que você já conseguiu entender tudo o que precisa ser definido durante essa incrível jornada, precisa cuidar de alguns detalhes antes de fechar um grande negócio.

Conseguir guardar dinheiro para comprar um imovel é trabalhoso. Você se esforçou e até mesmo se privou de muitas coisas para chegar aonde está agora.

Como dinheiro não cai do céu, o imovel precisa ser perfeito e todas as burocracias seguidas do jeito correto para evitar dores de cabeça. Para isso fato acontecer, você precisa levar em consideração algumas informações importantes. Eles são:

Corretor

Sinceramente a primeira ação é você saber como encontrar o melhor Corretor de Imoveis, afinal é esse profissional quem pode te ajudar a entender como escolher um imovel. Depois deste passo definido, veja as demais dicas abaixo.

Segurança

A segurança é um dos elementos mais importantes que existem.

Antes de mudar pesquise sobre a segurança da região, caminhe pelo bairro a pé e confira o comércio, se possui postos policiais, unidades de saúde e segurança. Essa é a nossa principal dica de como comprar um imovel seguro.

É importante conferir a segurança do bairro especialmente se você tiver filhos que vão a pé para a escola ou que vão brincar com outras crianças do bairro.

Para você ficar mais tranquilo, saber escolher o bairro mais seguro é fundamental.

Conhecer os bairros pode demorar, por isso comece a fazer isso antes mesmo de decidir comprar de fato um imovel, para ter certeza de que fez a escolha da região mais segura para você e toda sua família.

Região

Além de conhecer a região para conferir a segurança do local, você precisa aprender todos os benefícios que ela tem a oferecer para sua família.

Encontre as escolas, parques e comércios.

Conheça qual é o custo de vida entorno da região. Existem sim bairros que são mais caros que outros. E saiba que nem sempre uma região que tem um custo de vida muito alto é a melhor opção para se comprar um imovel.

Encontre uma região meio termo e que seja próximo de tudo o que você precisa para o dia a dia. De preferência para os imóveis que você não precisa sair de carro para ir às compras.

Preço e formas de pagamento do imovel

Existem muitas formas de pagamento de um imovel. O mercado imobiliário permite que a compra seja feita de várias formas diferentes, porém, as três mais comuns são:

Consórcio

O consórcio funciona como uma compra programado do seu imovel. Em um consórcio grupos de pessoas que desejam comprar um imovel são criadas e o pagamento pode ser feito em até 15 anos. A cada mês uma pessoa é contemplada por sorteio ou por oferecer um lance mais alto. Mas até o final do consórcio, todos terão direito a comprar a sua propriedade.

Financiamento

O modo mais comum escolhido pelas pessoas, o financiamento permite que aqueles que não dispõem do valor total do imovel consigam o comprar. A diferença do consórcio, é que os juros podem ser mais altos e você precisa de uma aprovação para conseguir o financiamento.

À vista

Comprar um imovel à vista significa que o comprador tem todo o valor para a compra do imovel. Essa opção dá ao comprador o poder de negociação do imovel.

Você vai encontrar outras formas de pagamento durante as suas pesquisas de como comprar imovel. Mas confira o nosso blog para saber mais informações sobre isso ou fale com os nossos eXPerts.

Ano em que o imovel foi construído/infraestrutura

Existem muitos imóveis que parecem maravilhosos e perfeitos para a sua família, mas depois da compra, percebe-se que na verdade você fez um péssimo negócio, pois o imovel está cheio de problemas que precisam ser urgentemente resolvidos.

Isso é muito mais comum de acontecer do que parece. Infelizmente muitas pessoas desejam tirar proveito da inocência dos compradores de imóveis de primeira viagem.

A nossa sugestão? Escolha uma imobiliária em Florianópolis de confiança, que vende imóveis de alta qualidade e com a garantia de que o negócio será vantajoso para ambas as partes.

Essas são algumas dicas práticas de COMO COMPRAR UM IMOVEL do jeito certo e sem enrolações. Gostou do nosso conteúdo? Fique de olho em nosso blog ou nos siga no Instagram para conferir mais informações e não se deixe enganar ao pesquisar sobre como comprar imovel.